top of page
Robert-schumann.jpg

CONCERTO PARA FAMÍLIAS

22 JULHO - Vieira do Minho

Casa de Lamas | 17h

SINOPSE

PROGRAMA

R. Schumann Cenas Infantis, op. 15 Dalila Teixeira, piano Vanessa Pires, leitura de história

BIOGRAFIAS

 

Dalila Teixeira

Dalila incorpora o Serviço Educativo da Casa da Música (desde 2019) em dois projetos: Coro infantil da Casa da Música e Coro infantil nas escolas; é pianista acompanhadora do Coro Lira (desde 2019) e na Academia de música José Atalaya (desde 2021). É membro fundador do Quarteto Caleidoscópio (desde 2019), que desenvolve um trabalho fundamentalmente entre música e luz. Trabalha ainda na Artway, no departamento de Showcase, desde 2020, bem como na gestão de projetos. Enquanto cantora, é ainda membro do Canto Nono, estando em preparação de um espetáculo de homenagem a José Mário Branco.

Depois de concluída a licenciatura em piano, na ESMAE, sob a orientação de Miguel Borges Coelho, em 2015, completa o mestrado em interpretação artística, na mesma instituição, em 2019, sob a orientação de Pedro Burmester e Daniel Moreira. Na sua dissertação de mestrado apresenta uma forte componente analítica de Quatour pour la fin du Temps de Olivier Messiaen, aliada a um trabalho performativo com o Quarteto Caleidoscópio. Desde então, esta formação pretende promover o diálogo entre a performance e a luz, num formato inovador. Assim, a sua vertente de investigação e de performance avançam a par com a sua vida laboral, que passa por ser pianista acompanhadora e professora de piano.

Enquanto performer participou em cursos sob a orientação de Luís Pipa, Badura Skoda,Boris Berman, Josep Colom, Yuri Ananiev, Joop Celis, Pedro Burmester, Christian Pohl, Eldar Nebolsin, Serghei Covalenco, Fausto Neves, Luis Fernando Perez, Marta Zabaleta, Paulo Oliveira.

Vanessa Pires

Vanessa Pires (n. 1980), gestora cultural, programadora artística, violoncelista e professora, é licenciada em violoncelo pela ESMAE e Mestre em Gestão de Instituições e Empresas Culturais pela Universidade de Barcelona. É violoncelista da Casa da Música há mais de 17 anos, membro efectivo da Orquestra Barroca e membro convidado do Remix Ensemble e da Orquestra Sinfónica. Professora de violoncelo desde 2000, acredita que a educação musical é tão importante para a sociedade, que todos os esforços feitos por professores, alunos, escolas e famílias, devem ser respeitados e encorajados no sentido de criar a base fundamental na educação de um ser humano.

Em 2011 fundou a ARTWAY culture & arts, em parceria com o musicólgo Tiago Hora, com o intuito de contribuir para a afirmação da cultura portuguesa e seus intérpretes em Portugal e no mundo. Para isso conta com muitos anos de experiência a trabalhar com alguns dos mais importantes nomes da música portuguesa e internacional tais como C. Azevedo, F. Biondi, B. Broniman, J. M. Burfin, N. Côrte­‑Real, H. Christophers, L. Cummings, O. Elts, P. Gaio Lima, P. Hillier, A. Ibragimova, C. Lima, M. Laginha, B. Lubman, E. Nunes, F. Ollu, A. Parrot, N. Pinto, E. Pomárico, F. Quaresma, A. Rosado, P. Rundel, A. Saiote, D. Sinkovsky, A. Staier, L. Tinoco, entre outros, tendo já feito concertos em todas as principais salas e festivais portugueses, e ainda na Filarmónica de Berlim (Alemanha), IRCAM e Centro Pompidou, Paris; Scène Nationale, Orleães;  Palácio de Música e Congressos, Estrasburgo (França); Haendel Festival, Londres (Inglaterra); Palau de la Música, Barcelona; Festival de Música Antiga, Vbeda e Baeza (Espanha); Auditório do Conservatório de Música de Pequim (China).

A sua discografia é extensa contando com participações enquanto violoncelista e produtora. O mais recente disco foi editado pela Harmonia Mundi (Orquestra Barroca Casa da Música e Andreas Staier) programa apresentado ao vivo na Konzerthaus de Viena (Áustria).

bottom of page