top of page
Programa Site Província Sonora (7).png
PIANO A 4 MÃOS
6 JULHO
VIEIRA DO MINHO
Casa de Lamas
17H30

PROGRAMA

Parte I 

J. S. Bach (1685-1750) - G. Kurtág (1926-)

Dois corais:

  Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit  

  Alle Menschen müssen sterben 

 

F. Schubert (1797-1828)

Divertissement à l’hongroise, D. 818

  Andante 

  Marcia, Andante con moto 

  Allegretto 

  

Parte II 
C. Debussy (1862-1918)

Petite Suite

  En bateau 

  Cortège 

  Menuet 

  Ballet 

 

D. Milhaud (1892-1974)

Le Bœuf Sur le toit  

Natural do Porto, Miguel Borges Coelho mantém uma carreira de solista e músico de câmara, em paralelo com a carreira de professor de piano na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), no Porto.

Considerado por muitos um dos melhores pianistas portugueses da actualidade, iniciou o estudo do piano com Amélia Vilar, prosseguindo a sua formação no Conservatório daquela cidade, com Isabel Rocha. 

Como bolseiro da Fundação Gulbenkian estudou na Hochschule fur Musik Freiburg, com V. Margulis e na Escuela Superior de Música Reina Sofia, com D. Bashkirov e G.  Egyazarova (piano) e Martha Gulias (Música de Câmara).

Venceu vários concursos nacionais de piano e obteve o 2º Prémio e o Prémio para a interpretação da obra contemporânea no XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 1998 o Ministério da Cultura atribuiu-lhe o Prémio Revelação “Ribeiro da Fonte”.

Actuou em Portugal, Espanha, França, Suíça, Republica Checa, Brasil e Colômbia, nomeadamente no CCB, Casa da Música, Gulbenkian, São Carlos, Euskalduna (Bilbau), Kursaal (San Sebastián), Baluarte (Pamplona),  Rudolfinum (Praga) e em festivais como os de Sintra, Póvoa do Varzim, Dias da Música, Terras Sem Sombra, Folles Journées (Nantes), Quatuors à Cordes en Pays de Fayence, Mozart (Coruña), Quincena Musical (San Sebastián) e Musika/Música (Bilbao). 

Foi solista com as orquestras do Algarve, APROARTE, de Câmara de Praga, Clássica da Madeira, EPMVC, Filarmonia das Beiras, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Nacional do Porto, Sinfónica de Euskadi, Sinfónica Portuguesa e Sinfonieta de Lisboa.

Colabora assiduamente com a pianista Marta Zabaleta, tendo actuado ainda com músicos como Pedro Burmester, Afonso Fesch, Paulo Gaio Lima, Michal Kanka, Frantisek Novotni, Asier Polo, Filipe Quaresma, Gerardo Ribeiro, Pedro Ribeiro, António Rosado, António Saiote, Pavel Sporcl, Álvaro Teixeira Lopes, e os quartetos Capela, de Matosinhos, Prazak e Talich.

Fez estreias mundiais de obras de F. Lopes Graça e J.P. Oliveira.

Gravou um CD duplo com obras de J. Peixinho (Numérica). Para a editora Praga Digitals (Harmonia Mundi), em colaboração com o violoncelista Michal Kanka ou com o Quarteto Prazak, gravou quatro CDs com obras de M. Weinberg, E. Bloch, R. Strauss, e A. Tcherepnin. O CD  dedicado a Weinberg foi Choc Disc para a revista “Le Monde de la Musique” e, tal como os CDs dedicados a Bloch e Strauss,  Diapasón 5 para a revista Diapasón.

Marta Zabaleta completou os estudos musicais em Espanha com a obtenção, aos 16 anos, do 1º Prémio de Piano no Conservatório de San Sebastian. Prosseguiu a sua formação no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris, com D. Merlet, na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, em Madrid, com D. Bashkirov e na Academia Marshall de Barcelona, com Alicia de Larrocha, obtendo sempre as máximas classificações. 

Foi premiada nos Concursos Internacionais de Santander (melhor pianista espanhola), Darmstadt, Jaén e Pilar Bayonna de Zaragoza.  

Colaborou com orquestras como a London Symphony Orchestra, English Chamber Orchestra, Berliner Symphoniker e as orquestas sinfónicas de Bilbao, Euskadi, Extremadura, Castilla y León, Murcia, RTVE, Comunidad de Madrid, Galicia, Málaga, Ciudad de Granada, Valencia y Reina Sofía, sob a direção de maestros como Sir Colin Davis, Daniele Gatti, Harry Christophers, S. Comissiona, C. Mandeal, M. Venzago, G. Varga, G. Neuhold, J. C. Spinossi, G. Pelhivanian, J. Mena, D. Wilson, L. Pfaff, J. M. Encinar, J, Amigo,  M. Bragado, G. I. Ramos,  C. Wilkins. 

Atua regularmente em recitais de música de câmara com o violoncelista Asier Polo, com quem debutou no Carnegy Hall, e com o pianista Miguel Borges Coelho. 

Gravou a obra completa para piano de Joaquín Rodrigo (EMI internacional), O Concerto Basco para Piano, de F. Escudero (Claves), o Concerto para Dois Pianos de M. Pompey (RTVE), as Goyescas de Granados (La ma de guido) e dois Cds com Asier Polo (100BBK e Ibs classical).  

Desenvolve paralelamente uma intensa atividade pedagógica, tendo orientado numerosas master classes, nomeadamente no Trinity Laban College de Londres, na Universidade Nacional de Colômbia, em Bogotá y Medellin, na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia, para além das que ministra regularmente na Academia Marshall de Barcelona,. É professora titular de piano no Centro Superior de Música do País Basco (Musikene).  

A Fundação Isaac Albeniz concedeu-lhe em 2013 a Medalha Albeniz. 

bottom of page