top of page
Programa Site Província Sonora (1).png
Direção Artística e Coordenação Geral
349342742_3486107681710185_4463736340636820066_n.jpg
DALILA TEIXEIRA

Dalila Teixeira, pianista e gestora cultural, colabora com a Artway desde 2020, ano da criação de uma nova plataforma de jovens artistas e projetos emergentes, Artway Showcase, pela qual é responsável. Nesse âmbito, tem produzido diversos projetos variados, desde concertos a gravações, passando por inovadores eventos “Showcase @“ e “Showcase à sexta”. Participa ainda na criação do Podcast “Colaterartes” em 2021 e, em 2022 do Festival “Província Sonora”.

Enquanto pianista e diretora artística do Quarteto Caleidoscópio, do qual é fundadora, apresenta na Casa da Música, em Fevereiro de 2022, VÓRTICE (para o fim de um tempo), uma espécie de sequela do Quatuor pour la fin du Temps, de O. Messiaen. Este projeto de criação conjunta teve o apoio do Ministério da Cultura. 

Mestre em piano pela ESMAE, foi aluna de Miguel Borges Coelho, Pedro Burmester e Daniel Moreira. É pianista acompanhadora no Serviço Educativo da Casa da Música e na Academia de Música José Atalaya.

349327025_1601176603694363_127289492374720391_n.jpg
VANESSA PIRES

Vanessa Pires, n. 1980, licenciada em música (violoncelo) na ESMAE e mestre em gestão de empresas e instituições culturais pela Universidade de Barcelona, é diretora da Artway, empresa de gestão cultural e projetos artísticos, sediada no Porto, da qual foi co-fundadora em 2011. Violoncelista da Orquestra Barroca Casa da Música, desde a Capital Europeia da Cultura Porto 2001 que integrou vários projetos musicais e discográficos da Casa da Música tendo tocado, durante vários anos, com a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensemble dessa instituição musical de referência. 

Integrou a Associação Europeia dos Agentes Artísticos representando Portugal, pela primeira vez, desde a criação dessa associação em 1947. O trabalho que tem desenvolvido em estreita parceria com artistas, técnicos, programadores, salas de espectáculo, festivais, autarquias, entre outros, confere-lhe uma compreensão única e abrangente da cena musical portuguesa e europeia, sendo impulsionadora de uma dinâmica de internacionalização de músicos e projetos portugueses, ao mesmo tempo que contribui ativamente para o desenvolvimento do tecido artístico e cultural em Portugal.  Dirige vários projetos com financiamento público português e europeu, tais como “Temporada Artway / Itinerâncias: música para outros ouvidos” (Apoio sustentado DGArtes) e "Building Musical Heritage" (Projecto de Cooperação Europeia - Europa Criativa). Com estes dois projectos, Vanessa Pires destaca-se na direção executiva e programação artística com especial foco na descentralização da oferta cultural e formação de novos públicos através do “Festival Província Sonora” e “BEYRA Laboratório Artístico”, entre outras iniciativas. 

Com uma visão abrangente e globalizante diferenciadora, Vanessa Pires criou ainda uma editora discográfica com dois catálogos – Artway Records e Artway Next – e o programa de mentoria para jovens músicos e seus projetos emergentes, Artway Showcase.  

Lecciona as disciplinas de Gestão de Carreira Artística e Introdução à Programação e Produção de Eventos Culturais na ESMAE IPPorto. 

Produção
IMG_2428.JPG
ANA MORAIS

Ana Morais integra a equipa da Artway desde janeiro de 2024. Tem uma pós-graduação em Gestão das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, e uma Pós-Graduação em Economia Social (Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto). Trabalhou desde muito cedo como produtora executiva em diversos projetos culturais na cidade do Porto, entre eles a Associação Amigos do Coliseu do Porto, a Gesto - Cooperativa Cultural, CRL e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, nas companhias de Teatro “As Boas Raparigas vão para o céu, as más para todo o lado” e “ASSÉDIO – Associação de Ideias Obscuras”. Foi assistente de programação da área do Envolvimento da População do Departamento de Programação Cultural da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, S.A., participando na coordenação/ produção e gestão dos diversos projetos internos, e apoio na produção e gestão de projetos externos. Trabalhou ainda, em 2003/4, como assessora para a Produção do Coordenador do Serviço Educativo, na Casa da Música/ Porto 2001, S.A., sendo da sua responsabilidade, entre outras, a organização, dinamização e manutenção dos contactos com a rede de professores colaboradores; a organização, dinamização e contactos com as escolas; apoio técnico na produção de espetáculos musicais por e para jovens e apoio técnico na produção de seminários do Serviço Educativo. Nos anos letivos de 2005/6 e 2006/7 lecionou o módulo de “Sociologia e Cultura” integrado na disciplina “Gestão Cultural”, no Curso de Direção de Cena e Produção da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.

Direção Técnica
WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.46.35.jpeg
JOSÉ MONTEIRO

José Monteiro teve, desde muito cedo, um contacto muito próximo com a música. Desde a sua presença na Academia de Música de Vilar do Paraíso, à sua experiência como bailarino, o apogeu da sua carreira, até à data, acontece com a sua licenciatura em Produção e Tecnologias da música, na ESMAE.

A partir de 2017, tem vindo a desenvolver a sua carreira no “mundo do áudio”, tendo já um portfólio de trabalho tanto de gravação, como de som e produção de espetáculos, em salas como o Teatro Nacional São João, o Teatro Helena Sá e Costa, Casa da Música, Teatro do Bolhão, entre outros. Integra a equipa técnica do Quarteto Contratempus.

No âmbito da criação musical trabalha também na produção e composição de músicas originais ou arranjos de World Music.

A tudo isto, junta uma vasta versatibilidade em diversas áres: como percussionista integra o projeto “Hai-Luz” que se dedica à música medieval e recentemente como membro substituto no grupo “Os Burricos”; como bailarino integrou vários bailados, como “Habeas Corpus” de Ruben Marks. Entre muitas outras valências.

Comunicação
350094989_152878330984052_4474612566207854090_n.jpg
FRANCISCO GOMES

Francisco Gomes, n. 1998, demonstra um enorme interesse pela promoção e divulgação de projetos culturais e artísticos.

É licenciado em Som e Imagem e mestre em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica do Porto, com uma Pós-Graduação em Branding pelo Instituto Português de Administração de Marketing. Colaborou na produção de vários projetos: assistente de produção nas gravações das Suites de Bach do violoncelista Filipe Quaresma no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto; no concerto na Casa da Música de “Vórtice (para o fim de um tempo)” do Quarteto Caleidoscópio; divulgação do lançamento do disco “Beethoven: Cello Sonatas & Variations” (Artway Records) do pianista António Rosado e o violoncelista Filipe Quaresma, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos; assistência de produção e direção de cena no Concerto Pela Paz, Coliseu Porto Ageas; promoção e assistência de produção no lançamento do disco “Alepo e Outros Silêncios” (Next) do compositor Luís Tinoco no Museu do Oriente, em Lisboa.

É responsável pela promoção de diversos artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e de projetos como “Showcase @ Fundão”, “International Clarinet Studio”, "Uma Performance Consciente - Workshops de Mindfulness" e "Bridging Musical Heritage".

bottom of page